Administração

 

O PROAMDE possui um sistema de organização estruturado para melhor facilitar o seu funcionamento, onde as funções são divididas em vetores, contando, para isso, com a participação de toda equipe PROAMDE.

 

Vetores:

 

Os vetores foram criados no PROAMDE com a finalidade de estruturar a organização geral do programa, como uma melhor estratégia de desenvolvimento, delegando tarefas aos integrantes e dividindo as ações sobre a responsabilidade de cada um dos acadêmicos, profissionais e voluntários.

 

Vetor Administração:

 

Este vetor em como funções, o gerenciamento de arquivos e dados dos alunos; a organização do espaço físico e recursos do escritório; expedição e recebimento de documentos; preenchimento do cadastro de novos alunos no banco de dado; solicitação e recebimento de materiais de consumo utilizados no projeto; controle de empréstimo de material, recebendo, despachando e arquivando cautelas.

Durante as reuniões administrativas, registra as pautas e resultados das decisões na ata. Atua como staff em eventos promovidos pelo projeto, como cursos, treinamentos, palestras e seminários, responsabilizando-se, assim, pela inscrição e organização dos inscritos num banco de dados (para facilitar a divulgação dos próximos cursos, controle de frequência, expedição de declarações e certificados.

Junto a este vetor atua também a secretaria, auxiliando nas tarefas que o vetor administração coordena. A secretaria PROAMDE-FEF é responsável por atender o público em geral, recebendo e enviando e-mail, fax, atendendo o telefone, dando informações e direcionando-os aos adequados procedimentos de acesso ao PROAMDE.

 

Vetor Didático-Pedagógico

 

Este vetor orienta e supervisiona a elaboração e execução dos planejamentos, programas, planos de curso, planos de aula, e as avaliações a serem aplicadas aos alunos pelos professores/monitores; realiza reuniões pedagógicas semanais para discussão de casos ocorridos durante as aulas; chefia reuniões administrativas, quando necessário; elabora atividades de treinamento de cunho pedagógico; verifica e orienta os professores quanto a organização das pastas dos alunos e da turma.

 

Grupo de Pesquisa e Estudo

 

O grupo de pesquisa é responsável em promover conhecimentos básicos de pesquisa; orientar grupos de estudos; supervisionar as linhas de pesquisa; elaborar as metas de pesquisa e de participação em congressos e eventos científicos a serem alcançadas pelo grupo; orientar as pesquisas; propor temas para investigação e gerenciar a apresentação das investigações realizadas pelas linhas de pesquisa aos demais membros da equipe e, se for o caso, aos pais e alunos do PROAMDE.

 

Vetor Pesquisa

 

O responsável por este vetor atua na elaboração de propostas de cursos e palestras aos participantes da equipe PROAMDE e ao público externo, organizando o projeto do curso:

- Identificação do tema, do conteúdo, do local e data, do material necessário para o curso ou palestra, inscrições e contacto com o professor, etc

- Distribuição das tarefas aos demais vetores;

- Formatação do relatório final

Este vetor responsabiliza-se, também, pela realização do curso ou palestra por ele proposto e organizado, respondendo pelo curso em qualquer momento, por isso supervisiona as tarefas dos outros vetores, trabalhando para o sucesso do evento.

 

Vetor Segurança

 

Este vetor é responsável por promover a segurança do corpo discente antes e durante as aulas de Educação Física no ginásio e na piscina, assegurar a preservação e manutenção dos materiais do PROAMDE, elabora periodicamente relatórios de segurança, expões as medidas de segurança que se fazem necessários e fiscalizam aplicação de tais medidas.

Para isso, atua junto às reuniões mensais de pais, informando-os da importância da segurança de seus filhos nas aulas de Educação Física e na piscina, e junto às reuniões administrativas semanais (as sextas-feiras) com os professores, para informações necessária a respeito do vetor, marcando, principalmente, os dias de arrumação e limpeza dos armários de materiais do programa.

Nos locais de atividade, responsabiliza-se por expor cartazes com normas de segurança para prevenção de acidentes.

Além do mais, elabora estudos e atividades continuadas que contemplem a atenção para a segurança dos nossos alunos, viabilizando, juntamente ao vertor curso, o aprendizado dos primeiros socorros, o salvamento aquático e as atenção secundária a essa clientela.

 

Vetor Midia

 

Vetor responsável pela divulgação e seus mecanismos, tornando público o programa e os eventos realizados por ele, atualizando o site, formatando o boletim informativo e criando cartazes.

Este vetor responsabiliza-se ainda em fazer um constante levantamento de informações acerca da atuação interna de cada membro da equipe, importante para que todos da equipe tenham um conhecimento geral sobre as atividades desenvolvidas, em organizar o cronograma mensal de atividades da equipe, organizar o painel informativo e em fazer a revisão ortográfica de todo material antes de sua divulgação.

 

Vetor Eventos Pedagógicos

 

Este vetor desenvolve eventos de carater interno, proporcionando atividades de formação, integração, socialização e de lazer aos pais, alunos e equipe PROAMDE, através das seguintes atividades:

Elaboração de ações que busquem proporcionar às pessoas com deficiencia e às suas famílias conhecimentos sobre esta condição e suas interfaces, proporcionando reuniões informativas, palestras formativas, passeios, festas em datas comemorativas e aniversários.

Organização das festas de aniversário da equipe PROAMDE.

 

Vetor Financeiro

 

Coordena ações que visem angariar fundos para suprir necessidades do programa que não possam ser supridas com verbas federais. Ex. Lanches durante as nossas atividades recreativas em datas comemorativas e pagamento de inscrições em congressos para os professores/bolsistas, elabora relatório de gastos e ganhos, dentre outras.

 

Importante:

Embora cada um destes vetores seja de responsabilidade de professor/monitor, todos são orientados pela coordenação.

Em função do que já realizamos ao longo deste tempo, embora com maior caracterização como um programa de extensão, mesmo porque nasceu sob essa égide, as ações desenvolvidas englobam atividades essenciais e relacionadas de ensino, pesquisa e extensão, além de envolver atividades administrativas.