Histórico

 

O PROAMDE, programa de Atividades Motoras para Deficientes, é um programa de extensão institucionalizado da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF - da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, idealizado e fundado pela Professora Doutora Káthya Augusta Thomé Lopes.

O PROAMDE nasceu a partir do resultado de um Encontro denominado “Desporto e Deficiência”, organizado pela Secretaria de Desporto da Presidência da Republica – SEDES/PR em fevereiro de 1991 em Campinas – SP. Reuniram-se neste encontro, profissionais da área de Educação Física e Esportes representantes de todos os cursos de Educação Física do Brasil juntamente com todas as entidades relacionadas à pessoa com deficiência na área da Educação Física e Esportes. Do encontro resultaram duas diretrizes: a) incluir nos cursos de Educação Física a disciplina Educação Física Adaptada contemplando os aspectos relacionados às diversas deficiências e a prática de atividades físicas; b) a criação de projetos de extensão nas Universidades que favorecessem a prática de atividades físicas por pessoas com deficiência. Ao retornamos, constatamos que, na FEFF, o primeiro item já estava contemplado no currículo que acabara de ser implantado, então nos engajamos em contemplar o segundo item, então elaboramos o projeto DESDEF – desporto para deficientes.

Procuramos a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas – ADEFA em busca dos deficientes físicos cadastrados. Com o auxilio de uma sócia e também Assistente Social, realizamos uma triagem nos cadastros, buscando os usuários de cadeira de rodas e os amputados e após listá-los fizemos a visita à casa de cada um deles para convidá-los a participar do projeto de atividades esportivas.

Após as visitas, o planejamento das atividades, aquisição do material e a liberação do transporte pela UFAM para o translado dos participantes (casa/ADEFA/casa), apresentamos o projeto em um encontro na ADEFA no dia 25 de junho de 1992 com todos os participantes.

Optamos em realizar a modalidade de Tênis de Mesa, devido à experiência como atleta desta modalidade por muitos anos. Como a FEFF não tinha uma arquitetura acessível para cadeirantes, decidimos em realizar o projeto na ADEFA, com a anuência da diretoria.

As atividades passaram a ser realizadas duas vezes por semana, terça e quinta à tarde, sendo todo o material esportivo, bolsistas e transporte fornecidos pela UFAM. Em 1993 o projeto foi suspenso, em função da nossa saída para Pós Graduação. Uma outra vertente do programa deu início neste período, natação para deficientes mentais, com a clientela da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais - ADEME coordenado pela Prof.a Margareth Monteiro nas instalações da FEFF, mas com a sua ida para Pós Graduação, projeto foi suspenso.

Ao retornarmos em 1999 do Doutorado, o DESDEF foi retomado e reformulado, iniciando com a alteração do nome para PROAMDE e a criação da Logomarca idealizada pelo Prof. Carlos Masashi, à época bolsista do programa. Como a FEFF já possuía acesso a todas as suas áreas esportivas devido a uma passarela construída através do financiamento do FNDE coordenado pela Profa. Margareth Monteiro, o PROAMDE passou a ser desenvolvido nas instalações da FEFF.

Um aspecto importante para a estruturação do projeto foi o fato de pessoas com lesão medular, usuários de cadeiras de rodas, virem ao PROAMDE após 5 ou 6 anos de lesão e não possuírem conhecimento sobre as características inerentes a lesão, chegando muitas vezes à FEFF sendo sua cadeira empurrada por outras pessoas e sem saber como manejar a cadeira de rodas sozinhos. Através das experiências adquiridas na área da atividade motora adaptada, no Brasil e no Exterior, durante os anos de pós-graduação, conhecemos e convivemos com pessoas com lesão medular e outras deficiências que apresentavam diversas habilidades esportivas e laborativas, e principalmente, que tinham alcançado a sua independência, e em função disto passamos a defender que, quanto mais cedo estas pessoas pudessem conhecer o potencial que possuíam, melhor seria para elas, da mesma forma, este conhecimento deveria ser estendido a sua família. E assim a partir deste fato, buscamos descobrir onde este processo iniciava, ou seja, onde eram atendidas as pessoas com trauma raquimedular em Manaus.

Assim, fomos até o Hospital Universitário Getulio Vargas/HUGV, referência em neurocirurgia, e obtivemos a informação que no HUGV as pessoas com trauma raquimedular eram atendidas. Procuramos então a Divisão de Serviço Social e o Serviço de Neurocirurgia, e propusemos realizar um trabalho de Educação Física no leito visando proporcionar a estas pessoas, um conhecimento o mais cedo possível de suas potencialidades. Portanto nos unimos ao Programa de Preparação de Alta para Pacientes Sequelados e seus familiares – PAPS, coordenado pelo Serviço Social e pactuamos que uma ação interdisciplinar era o caminho para melhor capacitar estas pessoas para uma vida saudável e produtiva. Assim o PROAMDE iniciou suas atividades em 30 de maio de 2000, em três pólos: 1. Pólo-FEFF; 2. Pólo HUGV; 3. Pólo Equoterapia – realizado na Cavalaria da Policia Militar no Bairro do D. Pedro, porém foram apenas dois anos de atividades.

Atualmente o PROAMDE é desenvolvido em dois pólos:

1) PÓLO HUGV - parceria com o PAPS - atuação interdisciplinar (neurocirurgião, ortopedista, urologista, assistente social, profissionais de educação física, psicólogo, nutricionista, pedagogo e fisioterapeuta) com pacientes com seqüelas de lesão medular visando diminuir o tempo entre a aquisição da deficiência e o conhecimento sobre as características inerentes a sua nova condição, para o alcance de uma vida o mais independente e produtiva possível. Esta atuação é subdividida duas etapas:

1ª Etapa – atuação no leito, durante o período de internação hospitalar, atuação da equipe com o paciente e a família;

2ª Etapa – direcionada às pessoas que foram atendidas na 1ª Etapa, ou encaminhadas por outros, é realizado um atendimento ambulatorial interdisciplinar, para o qual é disponibilizado um ônibus adaptado do PROAMDE para o translado casa/HUGV/casa. Visa favorecer a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre: o manejo em cadeira de rodas, transferências (ex: cama–cadeira; cadeira-chão e vice versa) para melhor mobilidade em casa e na comunidade, condicionamento físico; aprendizagem do auto-cuidado – higiene pessoal, auto-cateterismo, prevenção de escaras e de seqüelas secundárias; conhecimento sobre os direitos da pessoa com deficiência e locais de atenção a pessoa com deficiência; aspectos nutricionais, suplementos alimentares; atendimento psicológico e acompanhamento pedagógico. Visamos assim capacitar e possibilitar a esta pessoa o retorno a sua condição de saúde e um estilo de vida mais independente possível [1].

2) PÓLO FEFF - são realizadas atividades de Educação Física e Esportes para 09 turmas divididas por idade e/ou deficiência, abrangendo crianças, adolescentes e adultos com diversos tipos de deficiência. São divididas em:

1.Atividades de Educação Física.

a.Atividades no Ginásio ou área verde

b.Atividades aquáticas - Método Halliwick e Natação

2.Atividades Esportivas - Basquete sobre Rodas, Bocha Adaptada, Arco e Flecha, Atletismo e Natação.

O importante para o PROAMDE é o que a pessoa com deficiência pode realizar, por isso objetivamos proporcionar o desenvolvimento das suas potencialidades e ressaltamos que a participação da sua família é imprescindível neste processo de aprendizagem.

Prof.a Doutora Kathya Augusta Thomé Lopes

Coordenadora do PROAMDE

[1] SOMER, M.F. Spinal Cord Injury Functional Rehabilitation. California: Appleton & Lange. 1992.