PROAMDE-HUGV

O PROAMDE-HUGV - parceria com o PAPS - possui uma equipe multidiciplinar, atuando com neurocirurgião, ortopedista, urologista, assistente social, profissionais de educação física, psicólogo, nutricionista, pedagogo e fisioterapeuta das áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, que trabalham em conjunto para melhor atender os pacientes do hospital universitário Getúlio Vargas, objetivando diminuir o tempo entre a aquisição da deficiência e o conhecimento sobre essa nova condição, para o alcance de uma vida o mais independente e produtiva possível.

As atividades são desenvolvidas em duas etapas:

1ª Etapa:

As atividades nesta etapa, ocorrem às segundas, quartas e sextas de 9h às 12h, com a atuação profissional no leito, durante o período de internação hospitalar, atuação da equipe com o paciente e a família..

2ª Etapa:

As atividades nesta etapa, ocorrem às terças e quintas de 9h às 11h30min e são direcionadas às pessoas que foram atendidas na 1ª Etapa, ou encaminhadas por outros hospitais, realizando-se um atendimento ambulatorial interdisciplinar,. Para este atendimento disponibiliza-se um ônibus adaptado do PROAMDE para o translado casa/HUGV/casa.

As atividades desta etapa visam favorecer a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre: o manejo em cadeira de rodas, transferências (ex: cama–cadeira; cadeira-chão e vice versa) para melhor mobilidade em casa e na comunidade, condicionamento físico; aprendizagem do auto-cuidado – higiêne pessoal, auto-cateterismo, prevenção de escaras e de seqüelas secundárias; conhecimento sobre os direitos da pessoa com deficiência e locais de atenção a pessoa com deficiência; aspectos nutricionais, suplementos alimentares; atendimento psicológico e acompanhamento pedagógico. Visamos assim capacitar e possibilitar a esta pessoa o retorno a sua condição de saúde e um estilo de vida mais independente possível. (1)

Além da atuação profissional nas duas etapas, a equipe PROAMDE-HUGV, incluindo os profissionais e acadêmicos, também dividem tarefas administrativas e organizacionais, chamadas vetores, que são nomeados como: vetor administrativo, vetor pedagógico e vetor eventos.

Os acadêmicos organizam-se semanalmente em grupos de estudo, com a finalidade de intensificar seus conhecimentos na área de atuação e melhor orientar seu trabalho.