4ª Campanha Respeito, Passe Adiante

respeitooPrograma de Atividades Motoras para Deficientes – PROAMDE, em parceria com o Rotary Club de Manaus, promovem a 4ª edição da Campanha “Respeito, passe Adiante” que visa conscientizar a população Manauara quanto ao respeito à pessoa com deficiência.  Três principais aspectos serão abordados: 1- o respeito aos assentos reservados nos transportes coletivos; 2- o respeito a vagas de estacionamento; 3- o respeito quanto ao tempo de embarque e desembarque de pessoas com deficiência, seja de carro particular ou adaptado, exige um tempo diferente e exige paciência dos demais passageiros e motoristas no trânsito.

 Início da campanha

A campanha surgiu a partir de problemas enfrentados por alunos do PROAMDE dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, onde segundo a Coordenadora do Programa a Prof.ª Dr.ª Kathya Thomé  os motoristas não tinham paciência de esperar os alunos do programa ao desembarcarem dos ônibus, o que acabava gerando uma grande confusão na entrada da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF. Outros problemas foram detectados a partir das reclamações dos pais que andam de ônibus com seus filhos pela falta de respeito e consciência, em geral as pessoas nunca cedem um lugar para sentar nem mesmo no assento com indicação preferencial para deficientes.

Este ano a campanha será realizada na semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada de 19 a 23/09/2011, onde empresas parceiras que aderirem à campanha distribuirão camisetas e bottons da campanha para que s eus funcionários utilizem e sejam multiplicadores da ação, nesta semana também será veiculado nas principais rádios e televisões do Estado os vídeos de conscientização da campanha. Nos vídeos são abordados os três principais aspectos da campanha. No dia 24/09/2011 será o encerramento no parque Jefferson Pérez com a Caminhada seguida de show de encerramento, a partir das 17 horas será a concentração para distribuição gratuita das camisas e bottons para for participar do evento.

“Para você tratar a todos com igualdade é preciso tratar diferente, o tempo deles não é igual ao seu, é preciso ter um pouco mais de paciência. No ônibus, dar um lugar para uma pessoa com deficiência  é ter uma atitude de respeito ao próximo. Mude a realidade que o cerca, respeitar é uma questão de consciência e consciência é praticar cidadania, isso é um dever seu e de todos nós! Pense nisso! Respeito passe adiante”.

De acordo com Kathya Thomé "não custa muito ajudar o próximo, como levantar para uma pessoa idosa, com deficiência ou grávida sentar-se no ônibus mesmo que não seja no assento preferencial; Que estacionar na vaga destinada a pessoas com deficiência vai criar uma grande dificuldade para ela” afirmou.